GRAVATAS... QUAL? QUANDO E ONDE USAR ?
- Felipe N. Trindade
- 19 de mar. de 2017
- 2 min de leitura
TIPOS DE GRAVATAS:
Hoje vamos tocar em um assunto que merece muita atenção: tipos de gravata. Você sabia que no mercado existem 3 tipos? Pois então… a mais conhecida e comercializada é a gravata tradicional 7,5cm de largura. Esse modelo é o mais utilizado e vai bem em toda ocasião.
Uma tendência de mercado que também alcançou a gravata tradicional foi o “movimento” slim. Acompanhado as exigências de mercado, que apontavam para modelagens slim de ternos, calças e camisas, as gravatas também aderiram a essa moda e passaram a ter um perfil mais afinado. Se a gravata tradicional tem 7,5 cm, a gravata slim tem 6,5cm.
Outro modelo não tão tradicional e até excêntrico são as gravatas borboleta. Para quem procura um visual diferente sem perder a elegância, esse modelo é super indicado. Muito usado em casamentos pode ser em seda, crochê e até estampadas.
QUANDO E ONDE USAR GRAVATAS:
Para casamentos - o ideal é ir com gravata. Mas os mais jovens podem deixar o acessório em casa contanto que caprichem no restante do traje. Pode abrir mão da gravata, não do terno.
Para festas de debutante - o ideal é ir com gravata. Não é uma regra, mas é um complemento para quem vai de terno completo.
Para formaturas - o ideal é ir com gravata. Não pode faltar uma bela gravata tradicional e um terno impecavelmente alinhado.
DICAS:
Um homem de estilo mais arrojado pode usar gravata com calça jeans, mas com algumas condições: Com camisa e sapato sociais e calça impecável, sem detalhes ou rasgos e sempre uma lavagem mais discreta. Deve usar blazer mais acinturado para compor um look mais moderno. Não dá pra tirar o blazer, ele é que dá o charme do visual. Só de calça e camisa a gravata fica deselegante. Essa combinação é ideal para jantares com amigos, reunião casual ou eventos em que o terno não é imprescindível.

Camisas lisas podem ser usadas com gravatas lisas ou estampadas. Camisas estampadas (listras, xadrez), até podem ser usadas com gravatas estampadas (para um estilo mais arrojado), mas não convém, é melhor optar pelas lisas. Prefira sempre tom sobre tom para as lisas ou estampadas. Ou seja, utilize tons como o vinho, o lilás, outras nuances de rosa ou, no caso de gravatas estampadas, fundo escuro (se o terno é escuro) com as estampas nas cores citadas anteriormente.