top of page

UM PAPO SOBRE AUTOESTIMA - NÃO É SÓ CABELO

  • Foto do escritor: Felipe N. Trindade
    Felipe N. Trindade
  • 25 de out. de 2018
  • 2 min de leitura

Eu realmente acho incrível como um cabelo consegue mexer tanto com a autoestima das pessoas. Falam que ele é a moldura do rosto, mas eu percebo que vai além disso.

Muita gente tem resolvido assumir o cabelo natural, por isso temos encontrado tantas mulheres e homens com cabelos crespos e cacheados por aí. Se a gente parar pra pensar em como era difícil ver referências de cabelos naturais e volumosos, vamos perceber que está acontecendo uma grande revolução.

Mas isso não acontece apenas porque o cabelo cacheado “virou moda“. Pode até ser que algumas pessoas queiram apenas ficar por dentro das tendências, mas muitas pessoas tem encontrado em seus cabelos, uma maneira de reagir diante dos padrões.

Você já deve ter ouvido essa frase muitas vezes, mas já analisou o que ela representa? Vivemos numa sociedade que insiste em ditar padrões. A todo tempo somos levadas a acreditar em estereótipos que não nos representam, e isso muitas vezes nos faz esquecer das nossas raízes.

O cabelo crespo sempre foi visto de uma forma muito ruim, por isso, muitas pessoas procuram meios de esconde-lo. Além disso, a mídia insiste em propagar um padrão europeizado que está muito distante da nossa realidade.

Quando eu recebo mensagens de meninas dizendo que conseguiram se libertar da escravidão da chapinha, muita gente acha exagerado. Mas, só quem passou muitos anos presa à necessidade de se encaixar, vai entender o peso que essa afirmação traz. Por isso, a transição capilar não pode ser vista apenas como mais um esforço para conseguir estar na moda, mesmo que essa mesma mídia insista em reforçar a ideia de que “a tendência dos cabelos cacheados é passageira”.

Quando falamos de aceitação do cabelo natural, existem muitas coisas embutidas nesse processo. E na minha opinião, a maior delas é poder reconhecer quem somos e ter liberdade para aceitar nossas identidades. Isso fortalece a nossa aceitação e é um grande passo para quem busca o amor próprio. Sinceramente, eu não fazia ideia do meu alcance na internet(INSTAGRAM), recebo mensagens de famílias que não aceitam o cabelo de alguém, marido que reclama quando vê a esposa sem escova, amigos que criticam a escolha de deixar natural. E sabem o que me alegra? Saber que grande parte destas pessoas não estão ligando mais para a opinião alheia e conhecendo sim o seu cabelo. É fácil largar os padrões, parar de alisar e deixar seu crespo como veio ao mundo? NENHUM POUCO! Mas é gratificante ver que ajudo a aumentar a autoestima

Eu acredito que cada um tem que deixar o cabelo como quiser. Se você tem vontade de ficar natural, fique! Agora se você não gosta, alise! Relaxe! Pinte! Desde que cuide do cabelo! (por favor cuidando dos fios). Cada um tem a escolha de ser como quiser e como se sente bem. Existe você e seu espelho, se você está bem com ele, o resto, é resto.

AME-SE


 
 
 
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon

© 2023 por Tipo Diva Blog | Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page